Maximizar ganhos na área da saúde é possível com uma adoção de estratégias sólidas e embasadas.
Maximizar ganhos trata-se de um compromisso com a excelência operacional e a qualidade dos serviços prestados, mas também com um conhecimento de gestão.
Explorar práticas consolidadas, aliadas à incorporação de metodologias, constitui um caminho para a maximização dos retornos financeiros e, simultaneamente, para o aprimoramento da prestação de serviços na área da saúde.
Neste post, delinearemos diretrizes para aqueles que almejam elevar seus ganhos nesse setor.
Elabore um plano financeiro para maximizar ganhos na área da saúde
Para garantir a viabilidade econômica de seu empreendimento médico, um plano financeiro é a primeira coisa que deve ser elaborada.
Esse planejamento trás uma compreensão dos elementos que sustentam o negócio e estabelece os objetivos e as metas voltados para a maximização dos lucros.
Para esse processo, deve-se ter uma definição criteriosa dos custos e o comprometimento de toda a equipe. A colaboração entre funcionários, gestores e sócios é o que possibilita o alcance dessas metas.
Gerenciar a redução de custos
Para maximizar ganhos na área da saúde, é preciso um foco contínuo na redução de despesas. Avaliar periodicamente os investimentos anteriores determina se os retornos alcançaram as expectativas estabelecidas.
Apesar das percepções de que certas despesas são imutáveis, estratégias combinadas a um planejamento financeiro oferecem oportunidades para otimizar os custos operacionais.
Otimizar agenda
Para uma gestão eficiente, implemente um sistema automatizado de confirmação de consultas, que minimize os custos, maximize a produtividade e elimine a ociosidade causada por atrasos, esquecimentos ou faltas dos pacientes.
A organização e otimização da agenda permitem ao profissional atender um volume maior de pacientes sem ocorrer a superlotação da sala de espera, contribuindo para elevar o nível de satisfação dos mesmos.
Construa um bom relacionamento com os pacientes
Estabelecer e fortalecer o relacionamento com os pacientes facilita a fidelização, em comparação com a captação de novos clientes. Essa abordagem não só flexibiliza os gastos com marketing, mas também promove uma interação mais dinâmica entre médico e paciente, o que os mantém conectados com a clínica ou consultório.
Diversos elementos influenciam a decisão do paciente em retornar ao ambiente, indo além da qualidade da consulta. Aspectos como o atendimento nos canais de agendamento, o ambiente da clínica e a cortesia recebida na recepção desempenham papeis cruciais na retenção e fidelização.
Incorporar práticas como a confirmação de consultas via SMS reforça esse relacionamento, ao mesmo tempo que contribui para a gestão da agenda e minimiza problemas decorrentes do absenteísmo.
Fique atento aos feedbacks
Estar atento aos feedbacks dos pacientes fortalece a relação entre médico, paciente e consultório.
Uma estratégia é manter contato regular com os pacientes, especialmente em datas significativas, demonstrando a importância de sua participação no processo de gestão da clínica.
Além disso, a realização de pesquisas de satisfação permite compreender suas opiniões sobre os serviços e identificar as áreas que necessitam de aprimoramento. O feedback não apenas revela falhas, mas também orienta a implementação de estratégias para a fidelização.
Aprimorar a eficácia dos canais de comunicação é o que ajuda a coleta de informações e promove soluções relacionadas à qualidade dos serviços oferecidos, sem precisar “chutar no escuro”.
Maximizar ganhos na área da saúde requer um conjunto de estratégias sólidas e bem definidas. Ao adotar tais abordagens, os profissionais da saúde estarão elevando seus rendimentos e fortalecendo a qualidade de seus empreendimentos.
Como parte desse processo contínuo de aprimoramento, convidamos você a avaliar a Tino Inteligência, que auxilia o médico a fazer a sua gestão financeira.
Conheça como nossas soluções podem maximizar ganhos na área da saúde e contribuir para o sucesso duradouro de sua prática médica. Entre em contato hoje mesmo e dê o próximo passo rumo à excelência financeira. Se já conhece nossos serviços, não esqueça de nos avaliar.
A aplicação desta metodologia visa aproveitar os recursos da clínica, orientando as ações e processo a fim de tornar o ambiente mais sustentável, organizado e produtivo. Após 30 dias avaliando o desempenho da clínica registramos a conclusão com uma homenagem. Inteligência Financeira para Clínicas.
Juntamente com a equipe da clínica, esclareceremos todas as dúvidas em relação ao ERP, Power BI e as práticas desenvolvidas após o programa de qualidade 5S. Inteligência Financeira para Clínicas.
Reunião em que celebramos os resultados adquiridos, entregamos um livro técnico que reúne tudo que foi realizado durante a mentoria e, por fim, parabenizamos os mentorados com uma placa personalizada, certificando a conclusão de todo o esforço desempenhado. Inteligência Financeira para Clínicas.
A Tino, com mais de 20 anos de expertise no mercado financeiro e em cuidar da saúde financeira dos médicos, vem compartilhando esse know-how com clínicas médicas, ensinando através de nossos 3 pilares a como transformar os processos gerenciais de sua instituição, visando mensurar os lucros obtidos, assim como o conhecimento em investimentos.
Mais do que uma consultoria, nosso Inteligência Financeira para Clínicas inclui a implantação e o acompanhamento de um plano, garantindo que sua clínica tenha todos os recursos para continuar executando, de maneira independente, o que for construído nesse período.